Presentes sustentáveis para este Natal

Estamos cada dia mais conscientes de nossas compras, dos objetos que levamos para dentro de casa e da importância de avaliar o impacto e a necessidade de cada aquisição. No período do Natal pode ser mais difícil presentear de forma consciente, mas, com um pouco de pesquisa e criatividade, é possível encontrar opções de presentes sustentáveis e que não vão se tornar apenas mais uma coisa encostada no armário de alguém.

Uma boa opção é dar experiências ao invés de objetos. Conhecendo os gostos de quem você quer agradar, pense em um curso, uma massagem, um ingresso para um show ou espetáculo, uma passagem para uma viagem ou uma assinatura de um serviço que ela poderá aproveitar pelos meses seguintes. Uma experiência pode não durar o ano inteiro, mas é capaz de promover mais alegrias do que uma peça de pouca utilidade.

Copos reutilizáveis e dobráveis da Menos 1 Lixo são boas opções de presentes sustentáveis. Foto Divulgação
Copos reutilizáveis e dobráveis da Menos 1 Lixo são boas opções de presentes sustentáveis. Foto Divulgação

Outro presente que está se tornando cada vez mais útil são alternativas ao uso de itens de plástico no dia a dia. Canudos de material durável, como inox e bambu, são divertidos para quem sente falta das versões em plástico, e talheres dobráveis podem compor um kit bastante versátil. Já o copo reutilizável da marca Menos 1 Lixo pode ser levado sempre na bolsa ou mochila e elimina a necessidade de usar copos descartáveis.

Se o presenteado gostar de mimos perfumados, produtos de beleza orgânicos ou sabonetes naturais são presentes sustentáveis e charmosos. A marca Vela Made in São Paulo, por exemplo, produz velas perfumadas feitas com cera de soja, ao invés da parafina – derivada do petróleo.

Sapatos da marca Insecta Shoes feitos com fio biodegradável Amni Soul Eco®
Sapatos da marca Insecta Shoes feitos com fio biodegradável Amni Soul Eco®

Para um agrado ainda mais pessoal, a Natural do Barbosa oferece sabonetes e outros produtos de limpeza feitos apenas com ingredientes naturais. Tem até loção pós-barba! Também com a Lá do Mato – Saboaria Artesanal – é possível montar um kit com sabonete em barra, hidratante e até desodorante totalmente natural e vegano.

Já se sua amiga ou irmã gosta de sapatos, uma boa opção é um modelo que seja feito com fios sustentáveis e sem matéria prima animal, como os calçados da marca vegana Insecta Shoes, ou uma alpargata da Perky Shoes pintada à mão por mulheres indígenas do sul do Pará com renda revertida para as tribos.