Preocupadas com o impacto ambiental de suas escolhas cotidianas, muitas famílias com filhos pequenos estão retirando as fraldas descartáveis da lista de compras e optando pelo uso de novos modelos reutilizáveis. Fabricadas com tecidos tecnológicos e design confortável para os bebês, as novas fraldas de pano são laváveis e podem ser usadas durante meses, diminuindo o gasto dos pais e a quantidade de lixo produzida com a chegada do recém-nascido.
As fraldas descartáveis surgiram na segunda metade do sáculo XX e se tornaram populares graças à sua praticidade. As peças, no entanto, são feitas de plásticos, com uso de matérias-primas derivadas de petróleo, e são usadas por apenas algumas horas, mas levam mais de 400 anos para se decompor na natureza.
Por isso, com a chegada do novo século, as fraldas reutilizáveis voltaram à cena como alternativas mais sustentáveis. Elas utilizam menos recursos para serem produzidas e podem durar até três anos. Nesse período, um bebê pode usar – e jogar fora – mais de 5 mil fraldas descartáveis.
Os modelos modernos de fraldas de pano não devem ser confundidos com aqueles usados décadas atrás. Hoje em dia, as peças são feitas com diversos tipos de tecidos, com diferentes tamanhos, em formato anatômico e boa capacidade de absorção, e podem ser escolhidas de acordo com o clima da época ou a ocasião. A regulagem no corpo do bebê pode ser feita com botões ou velcro, adaptando seu tamanho e acompanhando o crescimento.
Algumas peças são constituídas por duas partes, com um revestimento interno que pode ser trocado quando necessário, sem precisar lavar também a camada externa de tecido. Os materiais são escolhidos para oferecer conforto, maior ventilação e evitar alergias e irritações na pele. Algodão, soft e dry fit são os tecidos mais comuns.
A desvantagem das fraldas de pano, do ponto de vista da sustentabilidade, é a quantidade de água usada para as lavagens. Para diminuir esse impacto, é importante acumular as fraldas usadas para fazer a lavagem de várias peças em um único ciclo.
Outra opção disponível no mercado são as fraldas híbridas, formadas por uma camada externa de tecido lavável e outra interna descartável, porém feita de material biodegradável, como bioplástico.
Leia também:
https://mudatudo.com.br/familia-produz-zero-lixo-ha-dez-anos/