A norte-americana Amy Jandrisevits está espalhando alegria ao fazer bonecas especiais para crianças deficientes ou com doenças raras. Cada peça é única e tem características semelhantes à de seus pequenos donos.
Amy mora no estado do Wisconsin e coleciona bonecas desde a infância. Assistente social, ela trabalhava na ala de oncologia pediátrica de um hospital e começou a perceber que o universo que ela tanto admirava estava falhando em reproduzir imagens de crianças diferentes.
“No período em que trabalhei com as crianças, usava bonecas em terapia de brincadeiras para ajudá-las a se expressarem. É difícil dizer a uma criança que ela é bonita se ela nunca vai se ver em nada”, conta Amy.
Assim, para promover inclusão e aceitação para crianças com doenças raras ou deficiências, marcas de nascença ou cicatrizes, ela criou o projeto A Doll Like Me (Um boneco como eu, em tradução livre). Cada boneco é feito com exatamente a mesma aparência da criança, seja qual for sua deficiência ou sua condição médica.
O custo de cada pela produzida por Amy é de cerca de 100 dólares, mas para famílias que não podem pagar a artesã organiza uma vaquinha virtual. Seu desejo é que, no futuro, toda a sua produção seja doada para as crianças que precisam. Hoje ela ainda trabalha sozinha e ocupa a mesa de jantar da família para costurar.
“Bonecos são uma maneira tangível de compartilhar gentileza e demonstrar aceitação. Essas crianças são perfeitas do jeito que são”, ressalta a artesã.
Até o início de 2019, ela já entregou mais de 300 bonecos.
Leia também: