A empresa Avani Eco, da Indonésia, desenvolveu um novo tipo de sacola biodegradável para deixar de lado aquelas feitas de plástico. O novo produto, apesar de ter a mesma aparência do plástico e boa resistência, é feito com amido de mandioca e pode ser reciclado junto com papel ou dissolvido em água quente.
Segundo a fabricante, o material produzido a partir da mandioca se desfaz na natureza em poucos meses, seja no solo ou em água, e não traz nenhum componente tóxico que possa contaminar o ambiente. Já em água quente ele se dissolve em poucos segundos (veja o vídeo abaixo).
A sacola biodegradável pequena, semelhante às distribuídas em supermercados, suporta até 3 quilos.
O problema do descarte de objetos plásticos é mundial, mas é especialmente crítico na Ásia. De acordo com a ONG Ocean Conservancy, China, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietnã têm sido responsáveis por lançar mais de quatro milhões de toneladas de plástico nos mares a cada ano.
Nesse cenário, as sacolas plásticas, canudos e outros itens estão prejudicando a vida marinha, destruindo ilhas paradisíacas e acabando com o trabalho de comunidades que vivem da pesca na região.
A sacola de mandioca foi criada pelo surfista Kevin Kumala, frequentador das praias de Bali, que decidiu buscar soluções para salvar o planeta do uso e descarte irresponsável de plástico. O empreendedor começou a pesquisar opções de plástico orgânico e desenvolveu sua própria receita usando a mandioca, por ser uma matéria-prima barata e muito abundante na região.
Atualmente, além das sacolas de amido de mandioca, a Avani Eco produz outras opções biodegradáveis para substituir o uso de objetos descartáveis normalmente feitos de plástico, como embalagens para alimentos, copos para bebidas quentes e frias, talheres e canudos.
Leia também:
https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/plastico-transformado-em-roupa/