Empatia! Nunca se falou tanto essa palavra!  Não por acaso a Bienal das Américas, um evento que acontece a cada dois anos em Denver, no Colorado,  escolheu o tema para a edição de 2019.

“Quando começamos a pensar em um tema para a Bienal, queríamos escolher algo que fosse oportuno e relevante para as discussões de hoje. Ao pensarmos sobre o que ressoaria com nosso público, determinamos que a empatia é um tema recorrente entre setores e fronteiras nacionais que pode nos ajudar a cultivar uma maior compreensão e harmonia nas Américas,” conta Robin Swanhuyser, gerente de conteúdo da Bienal.

Empatia em Ação (Empathy in Action) trará uma reflexão sobre diversidade, inclusão, igualdade, moda sustentável e empatia ambiental.

Dentro da agenda de palestras e atividades,  vai estar também uma participação do Youth Congress for Sustainable Americas, um grupo de líderes da sustentabilidade que atuam nos países da América do Norte e América do Sul. O YC  foi criado durante a Bienal das Américas de 2017  a pedido de Mark Falcone, vice-presidente do evento. A ideia de Mark era expandir a ação da Bienal criando uma rede de pessoas e iniciativas voltadas para a sustentabilidade ambiental.

E é por isso que o Muda Tudo, que tem como missão mostrar as soluções para a construção de um mundo sustentável, faz parte deste grupo. Este ano o YC foi convocado a participar do desenho do festival.  E nós, do Muda Tudo, pensamos logo em sugerir uma ação que adoramos! A exposição “A mile in my shoes” (Uma milha no meu Lugar) do Museu da Empatia.

A exposição itinerante foi inaugurada um mês antes da Bienal, justamente para estimular a ação da empatia entre os moradores de Denver. Uma grande caixa de sapatos foi montada no Tail Tracks Plaza.  O espaço é uma espécie de loja pop-up, onde os visitantes podem experimentar os calçados e caminhar com eles enquanto escutam, com um fone de ouvidos, as histórias dos donos dos sapatos. Uma forma lúdica de fazer com que a gente se coloque literalmente no lugar do outro.

Erin Trapp, diretora executiva da Bienal das Americas, na abertura da exposição “A Mile in My Shoes.”  Imagem: Kevin J. Beaty/Denverite)

“Há uma série de coisas que precisamos fazer e a empatia está na raiz de muitas delas. Como seria o impacto, em todos os lugares, se as pessoas levassem um momento para pensar na dor do outro?” declarou Erin Trapp, diretora executiva da Bienal, ao site Denverite, no dia da inauguração.

Para este ano, o Festival de 2019 quer ser o mais inclusivo possível. A maioria dos eventos será gratuita e aberto ao público.

Serão mais de 30 palestrantes representando 15 países. Mais de 20 eventos, entre painéis com debates,  instalações de arte, shows musicais e muito mais! Os convidados foram escolhidos pela liderança em várias áreas de atuação e pela conexão de seu trabalho com o tema Empatia.

A palestra O negócio da empatia, com Sir Richard Branson, fundador da Virgin Records é um dos destaques. Além disso, o encerramento do Festival terá um enorme show gratuito ao ar livre: Cósmico Americas, com Jaguara e a banda colombiana Systema Solar.

“A Bienal das Américas está comprometida em reunir pessoas, artistas, inovadores para criar uma comunidade potente e inspirar a colaboração e ação sustentável nas Américas,” resume a entusiasmada Robin Swanhuyser.

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