A organização britânica Action Hunger lançou, no final de 2017, uma máquina de conveniência para ajudar moradores de rua. O objetivo é atender a quem precisa de itens essenciais a qualquer hora do dia, inclusive durante a madrugada, quando os centros e instituições de caridade e os abrigos estão fechados.
A máquina guarda alimentos, como frutas, sanduíches, chocolates e barras energéticas, produtos de higiene pessoal, peças de roupa, calçados e cobertas, além de água mineral. O equipamento também coloca livros à disposição de seus usuários.
Para retirar qualquer item da máquina, o morador de rua recebe um cartão especial. Cada pessoa tem direito a três objetos por dia. Para a organização, esse limite é importante para impedir que o morador se torne totalmente dependente da máquina e seja obrigado a buscar outras formas de ajuda, mais eficazes e possivelmente duradouras.
Para continuar com acesso às máquinas, o projeto prevê que cada indivíduo deve procurar toda semana a instituição local responsável pela manutenção do aparelho. Assim, a organização garante que a assistência vá além do fornecimento de itens aos moradores de rua, ofereça aconselhamento e empatia e busque alternativas para melhorar a qualidade de vida da pessoa.
A primeira máquina da Action Hunger foi instalada no bairro de Nottingham, em Londres. De acordo com a organização, a população de rua da capital inglesa triplicou nos últimos dez anos, ultrapassando a marca de oito mil pessoas entre 2015 e 2016. O próximo equipamento deve ser lançado na cidade de Manchester.
A Action Hunger é dirigida pelo advogado Huzaifah Khaled e tinha o cientista Stephen Hawking como seu principal apoiador. O desenvolvimento do projeto levou cerca de dois anos e o objetivo da organização é espalhar máquinas pela Europa e também pelos Estados Unidos, começando por Nova York.
Leia também:
https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/projeto-brasileiro-de-trabalho-para-mulheres-e-case-em-nova-york/