O engenheiro Silvério Moron começou, no início de 2018, a dar aulas gratuitas em praças do Rio de Janeiro. Com o desejo de compartilhar seu conhecimento e ajudar adultos e crianças, Silvério passou a se sentar algumas horas por dia em uma praça para tirar dúvidas de matemática e física.

A iniciativa do engenheiro de 63 anos teve início na Praça Compositor Mauro Duarte, em Botafogo, bairro onde mora. Ele improvisou uma placa com a inscrição “Tiro dúvidas de matemática e física (grátis)” e esperou. Apenas quatro dias depois apareceu o primeiro interessado, um estudante de engenharia que estava tendo dificuldades com as aulas de cálculo.

Engenheiro Silvério Moron tira dúvidas em praça do Rio de Janeiro. Foto Reprodução Facebook

Engenheiro Silvério Moron tira dúvidas em praça do Rio de Janeiro. Foto Reprodução Facebook

A atitude do professor acabou chamando a atenção da cidade depois que uma passante postou uma foto no Facebook, e a ideia ganhou o nome Adote Um Aluno.

Em aproximadamente oito meses, a iniciativa contagiou outras pessoas da região e passou a reunir 23 professores voluntários e mais de 170 estudantes, com idades que variam de 7 a 94 anos. A aluna mais velha é a Dona Nilda, que frequenta a praça para aprender a ler e escrever.

Iniciativa do engenheiro Silvério Moron atraiu mais de 20 professores voluntários. Foto Reprodução Facebook

Iniciativa do engenheiro Silvério Moron atraiu mais de 20 professores voluntários. Foto Reprodução Facebook

Com o sucesso da ideia, Silvério ampliou o trabalho e, no fim do ano, começou a atuar também na Praia do Flamengo. Agora, além das explicações de matemática e física, é possível ter aulas de alfabetização e tirar dúvidas de português, química, inglês, biologia e história.

Moron dá aulas particulares há mais de 10 anos, mas conta nunca ter trabalhado com jovens de escolas públicas até então. Para ele, a educação é a melhor arma contra a violência e todo conhecimento deve ser passado adiante.

As aulas acontecem nas praças de segunda a sexta-feira, de acordo com a disponibilidade dos voluntários.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/escola-gratuita-de-musica-reabre-em-minas-gerais/