Mais duas comunidades do Rio ganharam ninhos de livros, iniciativa maravilhosa das meninas da agência carioca de benfeitorias Satrápia. Renata Tasca e Myrtes Mattos agora colocaram estas casinhas de madeira que servem de microbiblioteca na Rocinha e na Cidade de Deus. A da Rocinha foi pintada pelo artista Maurício Vereza e, a da Cidade de Deus, por Thais Linhares. Dentro das casinhas essa dupla supercriativa coloca cerca de 10 livros que foram doados para o projeto.

A ideia é que qualquer pessoa possa pegar os livros para ler – e de preferência – colocar outro em troca.

O projeto promove a leitura, ocupa espaços públicos de uma maneira muito criativa e dissemina a cultura colaborativa reciclando material literário. Renata teve a ideia durante uma viagem à França, quando viu as pessoas deixando livros numa caixa de leite numa praça. E resolveu fazer algo parecido por aqui. O primeiro ninho de livros foi colocado no começo de 2015, na Praça Sarah Kubitschek, em Copacabana, com o dinheiro da própria Satrápia. Mas o projeto foi ganhando visibilidade e acabou conseguindo patrocínio. Hoje já são muitos ninhos espalhados pela cidade, incluindo comunidades como o Morro dos Prazes, Babilônia e Tabajaras.

Outros projetos da Satrápia podem ser vistos no site www.satrapia.com.br. Vale a pena, porque tem cada um mais legal do que o outro.

Ah! Se você quiser doar livros para o projeto, pode deixar num ninho ou mandar para a Satrápia. Os emails delas são: queridarenata@satrapia.com.br e myrthes@satrapia.com.br