Uma loja virtual para vender lixo industrial é a proposta da startup VG Resíduos. A empresa funciona desde 2016 ajudando grandes empresas a encontrar parceiros capazes de dar o destino certo a materiais sólidos dos mais variados, que sejam sobras de sua produção.

Entre os resíduos comercializados pela plataforma estão papelão, plástico, alumínio, ferro e madeira. A empresa conecta o produtor a quem realiza o descarte e faz o acompanhamento dos resíduos, para garantir que eles tiveram o descarte ou reaproveitamento correto.

O trabalho da VG é totalmente on-line e começa ao receber informações do que é gerado de resíduos sólidos em uma empresa cadastrada. Ela então facilita o encontro de empresas cadastradas que realizem o tratamento, reciclagem ou descarte ideal daquele material.

Equipe da VG Resíduos com os sócios Guilherme Arruda, Deivison Pedroza e Guilherme Guzman. Foto Divulgação

Equipe da VG Resíduos com os sócios Guilherme Arruda, Deivison Pedroza e Guilherme Guzman. Foto Divulgação

Além disso, eles auxiliam na elaboração de relatórios e fornecem informações aos órgãos ambientais, facilitando o trabalho das empresas.

Como a loja virtual para vender lixo, a VG Resíduos reduz o descarte incorreto de lixo industrial, contribuindo para a saúde do planeta. Além disso, o projeto contribui para o movimento da economia, beneficiando quem recebe os resíduos e diminuindo os custos finais das grandes indústrias.

A empresa foi criada em 2016 e é comandado por Guilherme Arruda, que tem como sócios Deivison Pedroza e Guilherme Guzman, e está ligada à consultoria ambiental Verde Ghaia, de Minas Gerais. Em dois anos, ela já atraiu 230 fabricantes, como Bombril, Usiminas e Honda, e têm cadastrados 800 tratadores.

Em 2017, o projeto foi escolhido a terceira startup mais promissora do país no ranking 100 Open Startup, dentro da categoria “Indústria do Futuro”.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/app-brasileiro-ganha-premio-internacional/