A reeducação alimentar de toda a família é o caminho usado pelo Instituto Movere para combater com sucesso a obesidade infantil. A ONG de São Paulo atende crianças e adolescentes e tem melhorado a saúde e a autoestima de dezenas de jovens com base em três pilares: atividade física, nutrição e mudança de comportamento.
Os participantes do programa comparecem duas vezes por semana à sede da ONG, onde praticam exercícios, recebem informações sobre alimentação e aprendem a preparar refeições saudáveis. Segundo o Instituto, os 33 jovens que atualmente participam da iniciativa tiveram redução média de 71% do IMC (índice de massa corporal), 67% de circunferência de cintura e 55% de circunferência abdominal.
Para a presidente Vera Lúcia Perino Barbosa, a participação da família é fundamental. Somente com todos envolvidos é possível retirar do dia a dia da casa produtos ultra processados e com grandes quantidades de açúcar, como refrigerantes, bolachas e salgadinhos, e aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras.
Para complementar o tratamento, as crianças também recebem acompanhamento psicológico para lidar com bullying.
Mais informações no site www.institutomovere.org.br.