O Paquistão, país que produz 20 milhões de toneladas de lixo anualmente, não possui controle oficial para lidar com o desperdício de objetos sólidos. Com apenas metade do lixo recolhido pelo governo, existem problemas sérios de aterros.
Diante desse cenário desolador, a pequena Zymal Umer, de 10 anos, resolveu fazer algo a respeito. Assistindo à vídeos no YouTube, a menina aprendeu a fazer bolsas a partir de jornais velhos e passou a vender sua própria produção a amigos e familiares.
O lucro das Zeebags, nome que ela deu à marca, é distribuído para organizações locais de caridade. E em três anos ela saltou de algumas dezenas de vendas para centenas de unidades, levantando o equivalente a R$ 16 mil. O empreendimento chamou a atenção de canais televisivos e jornais, que a chamaram de “a mais jovem empreendedora do Paquistão”.
As Zeebags de Zymal ganharam prêmios no Paquistão, na Arábia Saudita e nos Estados Unidos.
E mesmo com o desafio de conciliar trabalho e escola, Zymal segue produzindo suas bolsas recicláveis e ajudando a transformar o Paquistão em um país ecologicamente sustentável. “Fico orgulhosa por passar uma imagem positiva do meu país.”
Veja também:
https://mudatudo.com.br/atitudes/menina-cria-casa-par-moradores-de-rua/