Está em fase de testes no Brasil a utilização de gás biometano como combustível para carros. O biometano é o gás extraído de matéria orgânica em decomposição – por exemplo de esgotos e restos de alimentos – e pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes em relação à gasolina. Além disso, o gás é um combustível 100% renovável.
O uso de biometano em carros já possui regulamentação no país e, em teoria, o gás poderia ser utilizado em qualquer veículo compatível com o equipamento gás natural veicular (GNV). Mas mais testes serão necessários para a implementação do novo combustível no país.
A Usina de Itaipu, no Paraná, tem sido a primeira a fazer testes com o biometano. Ela já possui uma frota de 59 veículos movidos a biometano, substituindo veículos convencionais. No primeiro semestre de 2017, mais 14 carros devem ser convertidos.
O biometano usado na frota da Usina tem sido produzido a partir de excremento de galinha, em parceria com a CIbiogás e a granja Haacke, localizada próxima à usina. Os excrementos produzem biogás, que é refinado para se transformar em biometano.
A Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) também está quase pronta para começar seus próprios testes. Em breve ela irá começar a produzir biometano a partir do lodo resultante do tratamento de esgoto, no interior de São Paulo. A empresa já possui cerca de 20 veículos prontos para rodar com esse combustível.
Segundo a ABiogás (Associação Brasileira de Biogás e de Biometano), o Brasil poderia produzir biometano suficiente para abastecer 25% de toda a frota nacional de veículos.