Um grupo de especialistas em coaching criou uma rede solidária, para atender de forma gratuita profissionais da área de saúde e ajudá-los a lidar com os desafios relacionados à pandemia e a combater o coronavírus.

Os profissionais fazem parte da Rede Pessoas para Pessoas Brasil, inspirada em uma iniciativa que nasceu na Venezuela e que se expandiu para outros países. O objetivo da Rede é dar assistência a pessoas em estado de vulnerabilidade diante de crises sociais.

“Quem cuida precisa ser cuidado. Este é um momento difícil para todos e o nosso papel é dar apoio as pessoas neste processo de aprendizagem, de mudanças e de tantas transformações”, diz Valcíria Serra, uma das coaches solidárias, que atua em São Paulo. Formada em Pedagogia, Valcíria é consultora em Desenvolvimento Organizacional, mediadora de conflitos, mentora e é consultora desde 1991.

Valcíria Serra, coach

Valcíria Serra, coach

A Rede Pessoas para Pessoas

A Rede Pessoas para Pessoas nasceu em 2017, na Venezuela, como um grupo de apoio formado por coaches nacionais e internacionais, para ajudar pessoas afetadas pela crise humanitária no país. Com o tempo, o escopo do trabalho foi expandido e passou a atender outras pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade social em diversas partes do mundo. Quase 1.000 pessoas foram atendidas só no ano passado em diversos países da América Latina, nos Estados Unidos, Itália, Alemanha e Noruega.

Agora, em julho, acaba de ser fundada a Rede Pessoas para Pessoas Brasil.

“A Rede no Brasil nasceu de um pedido de ajuda de uma Unidade Básica de Saúde em São Paulo. A partir desse pedido feito ao coach Jorge Oliveira, nós percebemos que neste momento tão delicado de pandemia poderíamos expandir a rede para o Brasil. E, agora, em julho, começamos os primeiros atendimentos no Rio Grande do Sul, em Pernambuco e em São Paulo”, diz Valcíria.

Ela explica que, para ser coach da rede, existe uma formação específica com 12 horas de treinamento e 26 horas de estágio. Hoje são 15 profissionais fazendo parte da Rede Brasil e cada atendimento envolve, em média, de 4 a 6 sessões.

encontro virtual da Rede Pessoas para Pessoas Brasil

encontro virtual da Rede Pessoas para Pessoas Brasil

Coaching solidário não é terapia

Valcíria explica que o coaching solidário é um processo de aprendizagem frente a uma crise social, bem diferente do coaching executivo (a palavra “coach” significa “treinador”, em inglês).

“O Coaching Solidário é um processo de aprendizagem que acompanha as pessoas que necessitam assistência frente a uma crise social. Buscamos através do cuidado, da compaixão e da escuta, apoiar essas pessoas ao agirem diante de tantos desafios, em um contexto de tanta adversidade.”

Ela conta que inicialmente o grupo decidiu focar na área da Saúde. “O projeto ainda está bem no começo aqui no Brasil, ainda é um embrião, mas nós temos certeza de que vai crescer e muito”, afirma.

“Eu decidi dedicar parte do meu tempo a atendimentos solidários, como gratidão a todos os aprendizados que venho recebendo ao longo da minha vida. Eu acho que a gente consegue mudar tudo quando apoiamos profissionais em situação de crise, de forma a potencializar seus recursos pessoais e sociais”, completa.

Como conseguir ajuda?

Os interessados em receber ajuda da Rede devem entrar no site www.redepppbrasil.worpress.com, e preencher um formulário. O contato também pode ser feito via e-mail ou Whatsapp: redepppbrasil@gmail.com

+ 55 11 982681758

Coaches certificados e responsáveis pela Rede Pessoas para Pessoas no Brasil:

Ana Pilopas, Jorge Oliveira, Valcíria Serra, Cristina Strachicini, João Luiz Pasqual, Jorge Gouvêa Neto, Deisi Nara, Djane Sant`Anna, Ângela Pulcherio, Rosâgela Barcellos, Adriana Martello, Claudio Pavanini, Alessandro Ribeiro, Maria Angélica Carneiro, Vera Costa.

Veja mais no Muda Tudo:

“Oportunidade muda tudo”