A estudante Juliana Estradioto, de 18 anos, foi a ganhadora do prêmio Jovem Cientista de 2018 com a invenção de um plástico biodegradável feito de restos descartados de maracujá. O projeto do bioplástico de maracujá foi o vencedor na categoria Ensino Médio.

O filme plástico foi desenvolvido para acomodar mudas de plantas, normalmente comercializadas embaladas em plástico comum, o que gera uma grande quantidade de lixo na agricultura. Além disso, a retirada do invólucro antes do plantio muitas vezes prejudica a muda e pode danificar a raiz.

A estudante Juliana Estradioto, que desenvolveu o plástico feito com casca de maracujá. Foto Acervo Pessoal

A estudante Juliana Estradioto, que desenvolveu o plástico feito com casca de maracujá. Foto Acervo Pessoal

Com o bioplástico de maracujá criado pela estudante, as mudas podem ser plantadas ainda com as embalagens e o material ela irá se decompor em até 20 dias.

Juliana frequenta o curso técnico de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), na cidade de Osório.

A ideia surgiu quando a estudante se interessou por procurar uma forma de reaproveitar a casca de maracujá descartada após o consumo da polpa da fruta, e ganhou forma durante aulas de gestão ambiental e gestão de produção e qualidade. O trabalho teve orientação da professora Flávia Santos Twardowski Pinto.

Bioplástico de maracujá embala mudas e pode ser plantado. Foto Divulgação

Bioplástico de maracujá embala mudas e pode ser plantado. Foto Divulgação

Agora, a estudante pretende seguir pelo caminho científico e estudar Engenharia Química.

O prêmio Jovem Cientista é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além deste reconhecimento, o projeto também já rendeu a Juliana outros dois prêmios: o 1º lugar em Ciências Agrárias na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e uma medalha de ouro em na olimpíada Genius Olympiad 2018, na Universidade Estadual de Nova York.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/estudante-brasileiro-ganha-premio-com-tijolo-de-isopor/