A partir deste mês, é proibido anunciar produtos no transporte público de Londres utilizando imagens de corpos “perfeitos”. A cidade decidiu vetar a publicidade que exibe mulheres muito magras e homens muito musculosos para combater a perpetuação de padrões de beleza inatingíveis para a maioria das pessoas.
A nova regra partiu do novo prefeito da cidade, Sadiq Khan, eleito em maio. Ele quer colocar um fim ao tipo de propagando chamada “body-shaming”, feito para as pessoas ficarem com vergonha de seus corpos, especialmente as mulheres.
“Ninguém deveria se sentir pressionando, enquanto anda de metrô ou ônibus, a criar expectativas não realistas sobre seus corpos e eu quero mandar uma mensagem clara para a indústria da publicidade”, disse o prefeito.
Cerca de 12 mil anúncios são veiculados anualmente no sistema de transporte público de Londres. Em 2015, um anúncio de um produto para emagrecer com o slogan “seu corpo está pronto para a praia?” ao lado da imagem de uma mulher muito magra (e retocada digitalmente) gerou reclamações e protestos na cidade.