A empresa ucraniana Oches Coffee lançou no mercado um novo modelo de óculos escuros e a diferença desse produto para os tradicionais está em sua matéria-prima: ao invés de plástico ele é feito com café.
Além de café moído, os óculos são produzidos com serragem de linho e cola de soja, natural. O pó do café é misturado com os dois materiais, é prensado e moldado e o resultado é um objeto leve e que exala um leve aroma característico do grão.
Por sua composição totalmente orgânica, o objeto se decompõe quando descartado na natureza e pode, ao se degradar no solo, servir como fertilizante.
Max Gavrilenko, fundador da Ochis Coffee, conta que seu pai era dono de uma ótica e, por isso, ele cresceu cercado por óculos. Com o passar do tempo, ele começou a idealizar um objeto ecológico, que dispensasse o plástico para sua fabricação.
Até o momento, Max desenvolveu cinco modelos, que podem ser adaptados para diferentes formatos de rostos e têm uma vida útil estimada de cinco anos.
Eles são feitos manualmente e a armação de café pode levar lentes de grau ou apenas para uso no sol, com proteção UV.
Para viabilizar a ideia, o seu criador lançou uma campanha de financiamento coletivo on-line. As primeiras unidades dos óculos de café começaram a ser produzidas no final de 2018 e cada peça será vendida por 69 dólares no site oficial.
Leia também:
https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/por-um-jeans-sustentavel/