Para os moradores dos grandes centros urbanos, é comum, nos dias de hoje, reservar um espaço na residência para plantar uma pequena horta, cultivar plantas decorativas e trazer um pouco de verde para dentro de casa. Mas um costume que ainda pode ser resgatado é o de plantar árvores, seja na calçada em frente à casa ou em um jardim mais espaçoso.
As árvores colaboram para melhorar a qualidade de vida nas cidades de diversas formas. Elas produzem sombras, que ajudam a diminuir a sensação de calor e refrescam a vizinhança, amenizam a poluição visual, trazendo mais beleza para a paisagem, e contribuem para melhorar a qualidade do ar, filtrando gases tóxicos. Além disso, elas servem de morada e proteção para um grande número de animais, como pássaros e pequenos insetos, garantindo a preservação da pequena fauna urbana.
Quando produzem frutas, as árvores também fornecem alimentos para diversos animais e trazem de volta o pequeno prazer de colher frutas direto do pé – experiência rara para quem mora em uma grande cidade.
Existem regras para o plantar árvores em cidades, por isso é importante buscar na prefeitura as informações sobre possíveis restrições. Além da regulação do município, para realizar o plantio de uma árvore é também necessário cuidado para não atrapalhar tubulação e cabeamento subterrâneos e a rede elétrica, no caso de árvores mais altas. Além disso, algumas espécies possuem raízes mais volumosas e agressivas, que podem provocar a quebra das calçadas, criando um problema sério para toda a vizinhança.
De olho nesses fatores, existem algumas espécies de árvores mais indicadas para o plantio em áreas urbanas. Conheça abaixo árvores adequadas para as grandes cidades:
Noivinha
Árvore de porte pequeno, que não prejudica a calçada nem atrapalha a fiação elétrica.
Pitangueira
Essa árvore é baixa, não ultrapassa quatro metros de altura, e suas frutas são um ótimo alimento para insetos e aves.
Ipê
Essa árvore, quando floresce, torna-se exuberante e deixa qualquer rua muito mais bonita. Ela pode atingir até 30 metros, por isso não é adequada para locais com fiação aérea, mas suas raízes profundas não danificam as calçadas.
Quaresmeira
Muito comum na paisagem urbana brasileira, essa árvore também possui raízes profundas que não quebram as calçadas.
Amoreira
Essa espécie tem plantio fácil, cresce rapidamente e seus frutos formam um banquete para os pequenos animais.
Jacarandá-mimoso
Com raízes não agressivas, é adequado para o plantio em calçadas. Suas flores roxas enchem a rua de cor e beleza.
Leia também:
https://mudatudo.com.br/mudanca-urbana/como-fazer-em-sua-casa-um-teto-verde/