Transformar aquarelas em ração para ajudar cães e gatos que foram abandonados ou vítimas de maus-tratos e vivem em abrigos.

A ideia é do estudante de Belas Artes, gravurista e tatuador Pedro Neves, 25 anos, que mora em Petrópolis, região serrana do Rio.

Pedro Neves

Pedro Neves Foto: Instagram

Pedro estava preocupado com a situação de abrigos de animais, que passaram a receber muito menos doações por causa da pandemia do coronavírus e a subsequente crise financeira.

Diante da situação, o artista começou a pensar como poderia ajudar, sem sair de casa por causa do isolamento social e fazendo o que sabe e mais adora: arte.

Pedro criou então a campanha que transforma uma aquarela pintada por ele em 15 quilos de ração.

Aquarela pintada por Pedro Neves

Aquarela pintada por Pedro Neves Foto: Instagram

O primeiro passo para isso foi buscar um parceiro fornecedor. Pedro entrou em contato com a loja Rospauth, em Petrópolis, que topou dar a ele um desconto de 30% em cada saco de ração de 15 quilos para ajudar a campanha, se ele conseguisse comprar um mínimo de 13 unidades. Dessa forma, o saco passaria a custar R$53,76.

Pedro recorreu então ao Instagram dele @tatui_art, para anunciar sua ideia. Deu certo! Desde o dia 20 de abril, o artista já pintou mais de 60 aquarelas no tamanho 15 x 21 e 21 x 30cm (tamanho A4) e já conseguiu comprar mais de 1 tonelada de ração para cães e gatos. A aquarela menor equivale a um quilo de ração e a maior a dois quilos (quem preferir duas menores tem essa opção).

Aquerelas viram ração em campanha organizada por artista

Ração doada por Pedro Foto: Instagram

As fotos devem ser enviadas por e-mail para Pedro_neves@hotmail.com e a live é marcada depois da transferência do valor para a conta. Todo dinheiro arrecadado é doado e todo o material usado por ele foi doado.

“A papelaria Obelisco, aqui de Petrópolis, financiou o papel e o chef de cozinha Crisanto me mandou a tinta para aquarela diretamente da Espanha, um kit com 40 cores”, conta Pedro.

A consequência da pandemia para os cães

Segundo protetores de animais, o número de abandonos aumentou em diversos locais durante a pandemia, em grande parte por falsas informações de que os animais de estimação podem transmitir coronavírus aos humanos (e vice-versa). Segundo a OMS, não há evidencias científicas de que animais domésticos contraiam ou transmitam Covid-19. Outro motivo do aumento de casos de abandono é a crise financeira, pois muitas pessoas perderam seus empregos ou sua fonte de renda informal e estão sem condições de comprar ração e ter outros gastos com animais.

Vale lembrar que abandono e maltrato de animais é crime que pode levar a uma multa de 5 mil reais e até um ano de prisão.

Aquarelas pintadas por Pedro Neves

Aquarela pintada por Pedro Neves Foto: Instagram

Com funciona a campanha de Pedro Neves

Todas as noites, às 21h30, Pedro faz uma live no Instagram @tatui.art/@pedronevestatoo, pintando cada dia duas aquarelas a partir das fotos enviadas para ele. A prestação de contas é toda feita no próprio Instagram e o projeto está previsto para ir até o final de junho.

“Minha ideia é fazer mais de 100 aquarelas até lá”, diz Pedro.

aquarelas Pedro Neves

Foto: Instagram

Ajudar também a distrair as pessoas em quarentena

Pedro está feliz também por ajudar pessoas a abstrair um pouco os problemas enquanto acompanham as lives: “A arte tem o poder de nos tirar um uma rotina de stress e nos transportar para outro mundo, levando a muitas pessoas paz e felicidade nesse momento de tanta solidão.”

A experiência tem sido incrível. Além da conexão que fazemos através das lives, sendo o mais próximo de um “contato social”, poder aproximar o processo artístico das pessoas é muito importante porque pouquíssimas pessoas tem contato com o ato de fazer arte. Vemos até os quadros prontos nos museus, mas sendo feitos ao vivo é muito raro. Isso gera interesse e muitas pessoas também começaram a pintar ao entrar em contato com o processo. Recebi várias mensagens de pessoas que estavam em suas casas produzindo também”, conta Pedro.

aquarelas

Foto: Instagram

O que muda tudo, Pedro?

“Só tem uma coisa que muda tudo: o amor. Tudo que tem amor transforma. O projeto deu certo por dois fatores: o amor das pessoas pelos animais e o meu amor pela pintura. Unindo a energia desses sentimentos conseguimos ajudar pessoas em situação extremamente difícil. Isso tocou as pessoas que ajudaram e que foram ajudadas. Muita gente ficou emocionada com o projeto e ajudou a divulgar, a doar e a me mandar mensagens lindas que deram combustível pra tudo isso acontecer.”

As entidades que já foram beneficiadas:

Dog’s Heaven: 525 kg

Proteção Cão Amor: 135 kg

Cuidadora Fátima Neves: 150 kg

Cuidadora Adriana Campos: 150kg

Cuidadora Cleusa Boeira: 45 kg

Veja também no Muda Tudo:

https://mudatudo.com.br/quarentena-adotar-cachorro-alivia-stress-de-familias/