O prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade de Cuiabá, inspirado nas construções dos povos indígenas da Amazônia, foi o vencedor em duas categorias no prêmio mundial de construções sustentáveis Breeam Awards 2018.
Na premiação, realizada em Londres, a construção em Mato Grosso foi reconhecida como melhor prédio sustentável na categoria Novas Construções em Uso das Américas e melhor prédio sustentável pelo voto popular digital. Esta foi a quinta edição do prêmio e foi a primeira vez que uma construção da América Latina chegou à etapa final.
O projeto é assinado pelo arquiteto José Afonso Botura Portocarrero, professor da Universidade Federal de Mato Grosso e Doutor em habitações indígenas brasileiras.
O Centro Sebrae de Sustentabilidade é utilizado como um centro de produção e distribuição de conhecimento sobre sustentabilidade para empresários e empreendedores de todo o Brasil. Ele foi feito no formato das ocas dos povos do Xingu e possui conforto térmico para o clima tropical do Mato Grosso. Além disso, tem o máximo aproveitamento de luz natural, através de suas fachadas em vidro.
O projeto possui cobertura em duas cascas com uma distância de 30cm entre elas. Esse espaço permite uma melhor ventilação, torna o ambiente mais fresco e realiza a coleta de água que chuva, que pode ser reaproveitada para limpeza e irrigação do jardim.
Com micro usinas de produção de energia solar, o prédio é capaz de gerar toda a energia que necessita para seu funcionamento e ganhou, em 2017, o certificado GBC Zero Energy. E toda a construção foi feita com reuso de resíduos e preservação da vegetação local.
Para completar o show de sustentabilidade, no dia a dia é realizada a coleta seletiva do lixo e os resíduos orgânicos da lanchonete e da poda do jardim são compostados no próprio local.
Leia também:
https://mudatudo.com.br/entrevistas/sustentabilidade-une-paises-da-america/