Boas ideias para o Carnaval

O carnaval nunca perde a força e todos os anos parece se reinventar. Em um país tão diverso e criativo como o Brasil, o que não faltam são novas ideias e formas diferentes de aproveitar a data. Além de buscar uma festa cada vez mais respeitosa e inclusiva, os foliões estão também se preocupando em se divertir de modo sustentável, sem tornar a sua alegria um transtorno para o meio ambiente.

Para entrar nesse bloco, confira abaixo algumas dicas para fazer deste um carnaval sustentável.

Glitter

Carnaval pede brilho na decoração e nas maquiagens, mas não é de hoje que o glitter preocupa. A purpurina tradicional é feita de microesferas de plástico derivadas do petróleo que, quando chegam à natureza, são ingeridos por animais, poluem o ambiente e prejudicam o ecossistema, em especial o marinho.

Glitter biodegradável da marca Pura Bioglitter. Foto Divulgação
Glitter biodegradável da marca Pura Bioglitter. Foto Divulgação

O movimento em favor do glitter biodegradável (ou ecoglitter) começou com pequenas marcas, como a Pura Bioglitter e Brilhow, que perto da data aumentam a produção para atender a grande demanda de foliões.

A demanda dos consumidores por um carnaval sustentável foi tão grande que agora a ideia chegou às grandes marcas de cosméticos. A Quem Disse, Berenice, do Grupo Boticário, lançou este ano uma linha com glitter biodegradável especialmente para a data.

Confete

Se para você carnaval é sinônimo de marchinhas e confete, o engenheiro ambiental Vitor Hugo Sampaio tem uma sugestão: ao invés de comprar o de papel, que depois vai parar no lixo ou na rede de esgoto, brinque com confete de folhas. Não se trata de um produto para ser comprado, mas uma solução que pode ser feita por qualquer pessoa e sem gasto nenhum.

Confete feito com folhas é sugestão do engenheiro ambiental Vitor Hugo Sampaio. Foto Reprodução
Confete feito com folhas é sugestão do engenheiro ambiental Vitor Hugo Sampaio. Foto Reprodução

Para fazer esse confete natural, só é preciso recolher folhas de plantas não tóxicas (evite, por exemplo, espada-de-são-jorge, urtiga, comigo-ninguém-pode) e utilizar um furador de papel para fazer os pequenos círculos. É importante verificar se as folhas não estão com fungos e lavá-las com sabão neutro antes de fazer o confete.

Copo reutilizável

Para pular o carnaval no calor do verão brasileiro, seja nos blocos de rua ou nos salões, é essencial se manter hidratado. Mas, se possível, sem usar copos descartáveis.

Leve de casa um copo ou garrafa reutilizável e mantenha ele sempre com você. Uma ideia bacana é o copo da marca Menos 1 Lixo.  Uma boa dica é improvisar uma forma de prendê-lo à sua roupa ou pendurar no pescoço para tê-lo sempre à mão quando bater aquela sede.

E se não der para fugir das latinhas de alumínio, tente descartá-las da forma correta para permitir a reciclagem.

Quer seu carnaval ainda mais sustentável? Confira outras dicas e prepare-se para a festa!

Leia também:

Dicas para uma Páscoa sustentável