Pediatra constrói posto de saúde para população carente

O pediatra Jaime Andrade tem sido o responsável por mudar a vida de crianças e adultos de uma cidade pequena do Ceará. O médico construiu um posto de saúde no distrito de Moitas e, com a ajuda de voluntários, faz atendimentos melhorando a qualidade de vida da população local.

Moitas está localizado no município de Amontada, que fica a mais de 170 quilômetros de distância da capital, Fortaleza. No projeto, que batizou Aprendendo a Pescar, Jaime realiza atendimento básico de saúde, que antes de sua chegada não era oferecido na região.

Até a construção do novo posto de saúde, a população local precisava se deslocar até um município maior em busca de cuidados para sua saúde e dos filhos, mesmo nos casos mais simples. Com isso, as crianças não tinham acompanhamento regular.

Pediatra Jaime Andrade, que construiu posto de saúde no Ceará. Foto Reprodução
Pediatra Jaime Andrade, que construiu posto de saúde no Ceará. Foto Reprodução

Em um ano, Andrade afirma ter cuidado da saúde de mais de 3200 crianças, além de olhar também pela qualidade de vida dos pais. Em entrevista, Jaime afirma que foi a Moitas em busca de uma medicina que pudesse unir a comunidade e o médico.

A população conta que o pediatra não recusa atendimento, nem mesmo em seus dias de folga. Ele chega a receber e examinar as crianças em sua casa, quando é procurado pelos pais em situações de emergência.

Moitas é um distrito litorâneo onde acontece o encontro do rio Aracatiaçu com as águas do mar. Por isso, parte da população local vive da pesca, atividade que inspirou o nome do projeto.

Leia também:

Unidades de saúde de Florianópolis ganham hortas medicinais