Pesquisadores brasileiros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criaram um tomate mais saudável e mais resistente a pragas, o que vai demandar um uso menor de agrotóxicos na sua produção. Essa variedade do tomate levou anos para ser desenvolvida pela equipe da Embrapa Hortaliças e ganhou o nome BRS Zamir.
O novo tomate é do tipo cereja ou grape e foi desenvolvido com técnicas de melhoramento genético, pelo cruzamento de linhagens, sem modificação genética (não transgênico). A semente pode ser usada para cultivo orgânico ou tradicional e irá produzir um tomate bastante doce.
O tomate BRS Zamir contém até três vezes mais licopeno, substância que tem propriedade antioxidante (que protege as células contra o efeito dos radicais livres) e, segundo estudos, auxilia na prevenção de câncer.
Por precisar de uma menor quantidade de agrotóxicos, graças a sua maior resistência a pragas, o alimento será mais saudável e terá um custo de produção menor. Além disso, por ser uma semente desenvolvida totalmente no país, o custo do plantio ficará ainda mais barato. Até hoje, o cultivo de tomate cereja no país era feito principalmente com sementes importadas, adquiridas a preços elevados.
A produção atual do tomate é uma das que emprega a maior quantidade de agrotóxicos, devido à vulnerabilidade do fruto a pragas.
Produtos derivados de tomate são a principal fonte de licopeno na dieta humana e o novo fruto se tornará o item com maior concentrado de licopeno no mercado brasileiro, segundo a Embrapa.
Leia também:
https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/cooperativa-de-alimentos-em-heliopolis/