Os mexicanos estão aproveitando o resíduo de um de seus ingredientes mais populares para produzir talheres e canudos! Os novos utensílios criados para substituir descartáveis de plástico são feitos com bioplástico de abacate e são totalmente biodegradáveis.

Os canudos e talheres de abacate foram desenvolvidos pela empresa Biofase e já estão fazendo sucesso no país vizinho, os Estados Unidos.

Canudos feitos de semente de abacate da Biofase. Foto Divulgação

Canudos feitos de semente de abacate da Biofase. Foto Divulgação

A tecnologia para transformar o caroço em bioplástico começou a ser desenvolvida pelo então estudante de engenharia química Scott Munguia, em 2012. No ano seguinte, ele fundou a Biofase e se empenhou na evolução de seu projeto até chegar à receita final.

Segundo Munguia, o material feito com a semente se degrada no ambiente em cerca de 240 dias. O abacate é responsável por fornecer a matéria-prima para 60% da fórmula dos objetos produzidos pela Biofase, enquanto os 40% restantes são compostos sintéticos.

Além de ser uma boa opção para substituir os descartáveis de plástico, os produtos são resistentes e podem ser usados mais de uma vez. Eles também aceitam bem o calor e são firmes, sendo eficientes par saborear a qualquer tipo de prato ou bebida.

Talheres feitos de semente de abacate da Biofase. Foto Divulgação

Talheres feitos de semente de abacate da Biofase. Foto Divulgação

Em 2018, a empresa já produzia 130 toneladas do bioplástico de abacate por mês e 80% do material foi exportado para países como EUA, Canadá e vizinhos da América Latina.

O México é responsável por metade da produção de abacate de todo o mundo e a semente da fruta era, até agora, totalmente descartada pelo país após o uso da polpa.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/familia-produz-zero-lixo-ha-dez-anos/